Social

Social

Comunidade do Entorno:

Para o Grupo Libra, o Bom Crescimento é aquele em que crescemos ao mesmo tempo em que promovemos o crescimento todos se relacionam conosco. 

Por meio de programas educativos e socioambientais e, apoiado em sua Política de Investimento Social, a companhia investe na capacitação de jovens da comunidade de baixa renda para o primeiro emprego e apoia instituições que mobilizam a sociedade para o desenvolvimento local.

Política de Investimento Social:

A Política de Investimento Social foi lançada em 2011. Os colaboradores puderam contribuir com a construção por meio de grupos focais e entrevistas realizadas em todas as unidades. Além disso, foi realizado o mapeamento de todos os projetos sociais existentes.


O objetivo da política é determinar diretrizes para as ações desenvolvidas por todas as unidades operacionais, permitindo que resultados sociais relevantes e transformadores possam ser medidos e acompanhados pelo Grupo.

Para que seja possível uma gestão adequada do investimento social, os impactos serão medidos por indicadores de desempenho e acompanhados pela Comissão de Sustentabilidade do Grupo.

Ao longo de 2012, as estratégias de implantação serão construídas conjuntamente com cada unidade operacional.

  •  

Conheça as diretrizes estratégicas da política:

1. Somos parceiros no desenvolvimento das comunidades do entorno: prioritariamente proporcionamos capacitação de jovens para conquista do primeiro emprego e apoiamos movimentos para o desenvolvimento local. 

2. O Investimento Social do Grupo Libra atua de forma diversificada, por meio de projetos próprios e de terceiros, uso de incentivos fiscais, doações de bens e parcerias. 

3. Nós envolvemos a comunidade do entorno no diagnóstico e implementação de projetos sociais, por meio do diálogo.

4. Promovemos a participação dos colaboradores e de seus familiares nas ações sociais, sempre que possível.

5. O Investimento Social é realizado com visão de longo prazo de forma a garantir resultados que causam real transformação social.

6. A comunicação das nossas práticas de Investimento Social deve ser ampla e transparente. 

7. O impacto do Investimento Social é monitorado e avaliado regularmente em prol da constante otimização dos resultados. 

8. O processo decisório do Investimento Social perpassa as instâncias da Governança Corporativa. A operação, monitoramento e avaliação dos projetos sociais, são de responsabilidade das Unidades Operacionais e da Diretoria de Desenvolvimento Organizacional.

9. Os parâmetros desta Política se aplicam a todas as Unidades Operacionais do Grupo Libra.

  •  

Projetos Sociais:

A Política de Investimento Social do Grupo Libra direciona as ações da área e estabelece dois eixos principais de investimentos:

1 - Projetos para a capacitação de jovens da comunidade de baixa renda para o primeiro emprego:

Libra Cidadania - projeto de desenvolvimento do entorno e formação de jovens de 17 a 24 anos para o primeiro emprego, com ênfase em logística portuária e no desenvolvimento de habilidades e valores sociais, como cidadania e sustentabilidade.

Para apoiar o projeto, o Libra Cidadania fechou parcerias com renomadas instituições de ensino locais (Unisantos em Santos, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai no Rio de Janeiro, Unisal em Campinas e Ferlagos em Cabo Frio). 

Dupla Escola, este programa, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) do Rio de Janeiro, e com outras empresas portuárias, tem como objetivo formar gratuitamente 160 alunos do entorno do Bairro do Caju por ano, em um novo modelo diferenciado de dupla jornada escolar, que alia Ensino Médio à formação técnica profissional na área de logística, apoiado pelo Senai.


2 - Projetos que apoiam instituições que mobilizam a sociedade para o desenvolvimento local:

Rio Como Vamos. O Grupo Libra é um dos patrocinadores do movimento Rio Como Vamos, que tem como principal objetivo influenciar políticas públicas por meio da gestão de indicadores da capital fluminense. 

  •  

Instituições apoiadas pelo Grupo Libra:

Instituto Arte no Dique, organização não governamental sem fins lucrativos, que já beneficiou mais de 600 jovens carentes da zona noroeste de Santos. Parceria firmada em 2003, com o objetivo de trazer transformação social de crianças e adolescentes por meio do acesso à cultura e à arte.


Instituto Akatu. O Grupo Libra é uma das empresas mantenedoras do Instituto Akatu, recebendo como contrapartida apoio na sensibilização de colaboradores sobre o consumo consciente, além de palestras para conscientização sobre o melhor uso da água, destinação correta de resíduos e GEE.

  •  
  • Segurança do trabalho - valorização da vida 


A valorização da vida de todos os que se relacionam com o Grupo é parte da nossa Visão Libra para a Sustentabilidade, e tem guiado todas as ações da empresa e levado a liderança a ter uma maior proximidade com seus colaboradores, através de discussões e rituais de gestão constantes sobre a importância da segurança do trabalho em cada unidade.

Como resultado, o Grupo reduziu 36% de seus acidentes de trabalho com afastamento em 2014. No total, de 2012 a 2014 houve uma redução de 81%.

sustentabilidade_img_afastamento
  •  
 

Ações de Segurança do Trabalho:

  • Dia de Segurança: O Dia de Segurança é uma mobilização geral dentro do Grupo Libra visando à conscientização de Segurança no Trabalho, o qual ocorre simultaneamente em todas as unidades da empresa.
O objetivo é promover uma aproximação da alta liderança da organização com os colaboradores, despertando o olhar crítico em segurança, com foco no comportamento seguro.
 
  • Caminhadas de Segurança: Os membros da alta gestão de cada uma das unidades do Grupo Libra fazem caminhadas de segurança, observando possíveis situações ou comportamentos que possam trazer risco aos colaboradores, discutindo soluções e planos de ação para correção.
 
  • Ações e Campanhas de Segurança: Com a meta do Grupo Libra de Zero acidentes com afastamento até 2018, em todas as unidades, procuramos promover internamente campanhas de conscientização sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho. Estas campanhas são definidas através da nossa Comissão de Segurança, e conta com a divulgação através dos DDS e fóruns diversos dentro do Grupo.
 
  • Gestão de desempenho: Monitoramos e gerimos indicadores absolutos e relativos relacionados a acidentes com afastamento, sem afastamento, trajeto e de perdas materiais. Recentemente incorporamos a nossa gestão os quase acidentes e indicadores pró-ativos de degurança, baseados na metodologia DuPont, incluindo observações comportamentais, acompanhamento de ações corretivas, entre outros.
 
  • Investigação de acidentes: O Grupo estabelece procedimentos claros de comunicação, análise e investigação de causas-raízes dos acidentes de trabalho. Todo o processo é conduzido pelo gestor da área onde ocorreu o acidente, e reportado para a liderança da unidade. Quando se trata de acidente com afastamento, a análise, as propostas de plano de ação e as consequências são levadas para o Comitê de Gestão da unidade, com a presença do Presidente Executivo do Grupo Libra. Esse procedimento empoderou os gestores, que passaram a gerir sua áreas de maneira mais próxima, aumentando a conscientização e a cultura de segurança nas unidades.
  •