Grupo Libra - Quem Somos - Governança Corporativa

Governança Corporativa

Cultura de alta performance e modelo de gestão

Boas práticas de Governança Corporativa são determinantes para o desenvolvimento saudável da economia e o crescimento dos negócios corporativos. O Grupo Libra acredita nisso e, mesmo não sendo um grupo de capital aberto, vem incrementando seu sistema de Governança Corporativa com base nas melhores práticas existentes no país.

Esse esforço tem possibilitado a sistematização do conhecimento dos negócios, a promoção da sinergia entre operações, o fortalecimento da autonomia operacional das Unidades de Negócios e a consolidação da Cultura Libra de Gestão. Medidas fundamentais para viabilizar o crescimento simultâneo de todas as empresas do Grupo Libra.

Formação do sistema Libra de Governança Corporativa
 

Composto por acionistas e membros independentes com experiência executiva em grandes grupos nacionais e internacionais, o Conselho de Administração da Libra Holding – controladora das empresas do Grupo Libra – conta com a assessoria do Comitê Executivo, Comitê de Auditoria, Comitê de Remuneração e o Comitê de Relações Institucionais.

 

Modelo de gestão

Comitês, comissões e gestores: intercâmbio das melhores práticas entre os diferentes negócios do Grupo

Para estimular a participação das diferentes áreas que compõem o Grupo Libra, comitês de gestão comandam as decisões operacionais de cada unidade de negócio em reuniões periódicas. Estes comitês são auxiliados por comissões corporativas de Finanças, Recursos Humanos e de Comunicação e Marca, todos reunidos dentro de um ciclo de Planejamento e Controle.

Mensalmente, gestores de negócios reveem os resultados e coordenam iniciativas estratégicas e integradas para o desenvolvimento do Grupo. Para promover o intercâmbio das melhores práticas e difundir as ideias entre os diferentes negócios, dois grandes encontros anuais reúnem gerentes e diretores de todas as unidades de negócios.

Uma agenda anual, conduzida pelo Sistema Integrado de Planejamento (Sisplan), apoia o sistema de Governança Corporativa em todo o Grupo.