Libra Terminais Rio investe no Porto do Rio de Janeiro

Data: 10/06/2015 10:47:00

A Libra Terminais Rio, unidade de negócios do Grupo Libra, um dos maiores operadores portuários e de logística de comércio exterior do Brasil, está investindo cerca de R$ 378 milhões para ampliar os serviços no Porto do Rio de Janeiro. Os investimentos fazem parte de um projeto de expansão para a Unidade e tem como objetivo dobrar a capacidade de armazenagem e ampliar o cais para receber grandes navios, como os post-panamax. O projeto visa tornar a Libra Terminais Rio uma referência no setor.

Esta fase das obras no Porto já está em seu estágio final e, assim que concluídas, será iniciado o processo de alfandegagem da área adicional de 50 mil metros quadrados. A empresa também está investindo na instalação de novas tecnologias e na aquisição de novos equipamentos. Até o final de outubro, por exemplo, o Grupo Libra deve receber 14 novos equipamentos: serão 12 RTGs elétricos (carros pórticos sobre pneus) e dois portêineres (guindastes tipo pórtico sobre trilhos) que virão diretamente da China.

Os novos RTGs são elétricos e não utilizam diesel, o que reduz drasticamente o impacto ambiental. Os equipamentos eletrificados, também conhecidos como E-RTGs, chegam a reduzir em até 90% as emissões de gases de efeito estufa se comparados a seus similares movidos a diesel. O Grupo Libra é a primeira empresa do segmento a utilizar no Brasil esses equipamentos que contribuem com o meio ambiente.

Cronograma - Alguns destes novos E-RTGs do Grupo Libra, destinados à movimentação de contêineres de 20′ e 40′, devem chegar da China no dia 26 de setembro, enquanto os demais RTGs elétricos têm previsão de desembarcar no Brasil no dia 2 de outubro. Já os dois portêineres, também conhecidos como STS, e cuja capacidade é de atender navios de até 23 fileiras de contêineres com alta produtividade, têm previsão de chegada ao Brasil para o dia 22 de outubro. Até novembro, serão realizados alguns testes importantes e o comissionamento de todos os novos equipamentos para iniciar as operações.

Outra obra importante aconteceu no cais da Libra Terminais Rio, que foi ampliado de 545 metros para 715 metros de extensão total, possibilitando a atracação simultânea de dois navios super post panamax, de 5ª geração. Além disso, com o plano de expansão, a capacidade máxima de movimentação do terminal passa de 150 mil para 275 mil contêineres/ano. O tempo de espera médio para atracação será mantido em patamares reduzidos e sua área total aumenta de 136 mil m² para 190 mil m².
 
Sobre o Grupo Libra
Um dos maiores players brasileiros em operação portuária e logística de comércio exterior e primeiro operador privado de contêineres no País, o Grupo Libra é um diversificado conglomerado empresarial com quase 70 anos de experiência, dividido em quatro unidades de negócios – Libra Terminais, Libra Logística, Libra Aeroportos e Libra Participações, que reúnem negócios diversificados.


Insight Engenharia de Comunicação
Tel. (11) 3284-6147
 
Fernando Richter – (11) 3563-3698 – fernando.richter@insightnet.com.br
Marcelo Burgos – (11) 97124-5372– marcelo.burgos@insightnet.com.br